Visto

Visto para o Canadá

Saiba tudo sobre os vistos no Canadá, com todas as dicas e informações de como tirar e qual a documentação mais adequada para o seu tipo de viagem. Sem dúvidas, um dos primeiros passos que você precisa dar, antes mesmo de fechar itens como passagem aérea e hospedagem, é garantir a sua entrada no país que deseja visitar. Então, montamos um guia completo com todas as informações que envolvem a emissão deste importante documento canadense.

Ilustração do Formulário de solicitação do visto canadense

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem no Canadá. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para o Canadá.

Como tirar o visto para o Canadá?

O primeiro passo no planejamento de qualquer viagem, seja a trabalho, turismo ou estudo, é levantar todas as informações básicas sobre a documentação necessária para entrar em determinado país. Caso você tenha escolhido o Canadá, saiba que uma das primeiras coisas que precisará organizar é a solicitação do visto canadense. O processo para obter este documento depende muito da finalidade da sua viagem, mas, independente do motivo, sempre há algumas etapas que são necessárias cumprir, principalmente nas opções mais procuradas, como turismo, permissão para trabalho e estudo.

Passaporte e comprovação financeiro para entrar no Canadá

O visto para o Canadá é obrigatório?

Em 2017, o Canadá alterou algumas regras para a emissão de visto, sendo que entre as principais mudanças está a maior facilidade para entrada de brasileiros neste país. Esta nova lei definiu que pessoas que já possuem o visto americano de não imigrante válido ou quem obteve o visto canadense nos últimos 10 anos, não precisam solicitar um novo visto. Apesar deste documento não ser mais obrigatório nos casos que citamos acima, há sim a necessidade de gerar uma Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization), conhecida como eTA.

Obrigatoriedade do visto para o Canadá

O que é a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá?

Esta autorização permite que turistas realizem viagens de até 6 meses para o Canadá, sendo válida por até 5 anos e somente para quem entrar neste país por vias aéreas. Outro ponto que vale destacar é que com o eTA é possível, também, fazer escalas no Canadá quando estiver em trânsito para outros países. Para obter esta autorização é necessário preencher um formulário, antes da viagem, e pagar uma taxa de C$7, sendo que o tempo médio da emissão é de 48h.

Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá

Emissão da Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá

O primeiro passo para solicitar o seu eTA é reunir a documentação necessária, sendo esta o passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão de crédito e endereço de e-mail válido. O segundo passo é preencher os formulários, os quais estão disponíveis no site do Governo do Canadá. Saiba que este documento tem um tempo máximo de preenchimento, portanto indicamos que você esteja com toda a documentação em mãos antes de iniciar o processo. O último passo é o pagamento da taxa do eTA, bastando seguir as instruções do site, após o preenchimento do formulário.

Emissão da Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá

Novas regras sobre o visto para o Canadá

Caso você não se enquadre nas leis para obter a sua autorização de entrada no Canadá através do eTA, saiba que deverá solicitar normalmente o seu visto canadense padrão, conhecido como Temporary Resident Visa. Outro ponto de mudança é que o Canadá passou a solicitar os dados biométricos dos brasileiros, sendo estes necessários para fins de turismo estudo, trabalho ou residência permanente. Vale destacar que turistas que entrarem neste país utilizando o eTA não necessitam da biometria.

Formulário de solicitacão de vistos no Canadá

Biometria e o visto para o Canadá

A biometria é necessária para todas as pessoas entre 14 e 89 anos que solicitarem o visto canadense. Saiba que somente estão dispensadas desta obrigatoriedade: requerentes de asilo e aqueles que possuem algum tipo de visto ou autorização já válidos, uma vez que esta medida é necessária para novos pedidos ou renovações de visto. Saiba que em todo Brasil há os Centro de Solicitação de Vistos (cVAC), onde você irá fornecer os seus dados biométricos para o Canadá.

Biometria e o visto para o Canadá

Visto de Turismo para o Canadá

Apesar deste, como o próprio nome já diz, ser um visto de turismo, saiba que ele pode ser solicitado para trânsito e cursos de idiomas de até 6 meses. O processo de visto para o Canadá requer comparecimento do solicitante no horário marcado para a coleta biométrica. Os documentos necessários para a emissão deste documento são: passaporte com validade superior a 6 meses da data de viagem, formulário oficial do Governo Canadense, foto 3×4 recente com fundo branco, certidão de nascimento ou casamento, imposto de renda completo e extrato bancário dos últimos 3 meses.

  • Caso você tenha um patrocinador na sua ida para o Canadá, saiba que terá que obter uma carta de custeio assinada com firma reconhecida em cartório.
  • Outro ponto é para quem possui um trabalho no Brasil, sendo necessário apresentar os holerites dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador.
  • Para quem pretende utilizar este visto para estudar até 6 meses neste país, é preciso anexar a declaração de matrícula da escola canadense e carta de aceitação do curso (LOA) no pedido do visto.
  • Se for aposentado, anexe os últimos três comprovantes de recebimento do INSS na sua solicitação deste documento canadense. Caso você tenha algum amigo ou parente por lá, saiba que é necessário uma carta convite e comprovação de status do convidador para emitir o visto de turismo para o Canadá.
  • No caso dos menores desacompanhados, é necessária uma autorização de viagem assinada pelos pais com firma reconhecida em cartório e a carta de custódia emitida por um tutor no Canadá, sendo este último documento necessário apenas nos casos de realização de curso neste país.
  • O visto de turismo no Canadá costuma ter um prazo estimado para emissão de 20 dias, a partir da data da biometria.

Vista aérea de Toronto no Canadá

Visto de Negócios para o Canadá

O visto de negócios é indicado para pessoas que vão participar de reuniões pontuais, conferencias, visitas técnicas breves, etc. O processo deste visto, bem como o de turismo, pede para que o solicitante compareça no horário marcado para a coleta biométrica. Os documentos necessários para a emissão deste documento são: passaporte com validade superior a 6 meses da data de viagem, formulário oficial do Governo Canadense, foto 3×4 recente com fundo branco, cópia do RG, certidão de nascimento ou casamento, imposto de renda completo e extrato bancário dos últimos 3 meses.

Visto de Negócios para o Canadá

  • No visto de negócios, em específico, é necessário uma carta emitida pelo empregador solicitando o visto de negócios, além de uma carta convite emitida pela empresa canadense e/ou inscrição em um evento no país.
  • Caso você tenha alguém patrocinando esta viagem para o Canadá, saiba que é necessário uma carta de custeio assinada e com reconhecida firma em cartório.
  • No caso de empregados, holerites dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador, já para os empregadores, o contrato social e pró-labores (ou decores) dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador são necessários para a emissão deste visto.
  • Outro ponto é quanto aos aposentados, os quais devem apresentar os últimos três comprovantes de recebimento do INSS neste caso. O visto de negócios no Canadá costuma ter um prazo estimado para emissão de 20 dias, a partir da data da biometria.

Visto de Negócios para o Canadá

Visto de Estudos para o Canadá

O visto para estudantes no Canadá é necessário para aqueles que estudarão por mais de 6 meses, pretendem fazer High School, College ou University neste país. O processo deste visto, bem como o de turismo e negócios, pede para que o solicitante compareça no horário marcado para a coleta biométrica. Os documentos necessários para a emissão deste documento são: passaporte com validade superior a 6 meses da data de viagem, formulário oficial do Governo Canadense, foto 3×4 recente com fundo branco, cópia do RG, certidão de nascimento ou casamento, imposto de renda completo e extrato bancário dos últimos 3 meses.

  • No visto de estudos, em específico, é necessário uma carta de aceitação do curso (LOA), a qual possui o nome de CAQ para aqueles que pretendem estudar em Quebec.
  • Outro ponto deste visto é o exame médico (Information Sheet), realizado por um médico cadastrado ao consulado canadense.
  • Caso você tenha um patrocinador na sua ida para o Canadá, saiba que terá que obter uma carta de custeio assinada com firma reconhecida em cartório.
  • Outro ponto é para quem possui um trabalho no Brasil, sendo necessário apresentar os holerites dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador.
  • Já para os empregadores, o contrato social e pró-labores (ou decores) dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador são necessários para a emissão deste visto.
  • Se for aposentado, anexe os últimos três comprovantes de recebimento do INSS na sua solicitação deste documento canadense.
  • No caso dos menores desacompanhados, é necessária uma autorização de viagem assinada pelos pais com firma reconhecida em cartório e a carta de custódia emitida por um tutor no Canadá, sendo este último documento necessário apenas nos casos de realização de curso neste país.
  • O visto de estudos no Canadá costuma ter um prazo estimado para emissão de 11 semanas, a partir da data da biometria.

Visto de Estudos para o Canadá

Visto de Trabalho para o Canadá

Conhecido como W-1 (Worker), basicamente, este visto permite que você trabalhe no Canadá. A documentação necessária para emissão deste documento é extremamente variável, sendo esta de acordo com o programa base. Este fato acontece, pois há diferentes motivos que podem levar os intercambistas a trabalharem no Canadá, como o visto de trabalho obtido mediante graduação em uma instituição de ensino elegível, transferência de profissionais entre empresas do mesmo grupo/afiliadas ou trabalho com patrocínio, no qual o empregador precisa comprovar que não há candidatos canadenses que atendam aos requisitos daquela vaga, por exemplo. Assim como a documentação, a validade do visto de trabalho é, também, variável. O tempo médio de emissão desta documentação é de 10 semanas.

Visto de Trabalho para o Canadá

Visto de Estudo SX-1 para o Canadá

A grande maioria dos intercambistas nem imagina, mas há um visto especifico para quem deseja realizar um curso de até 24 semanas de duração no Canadá. A principal diferença entre este visto e o de turismo, o qual permite também estudar, é que este é um documento criado exclusivamente para quem vai ao Canadá para estudar, sendo que a validade neste caso é de acordo com a análise do oficial canadense.

  • O principal diferencial deste visto é que ele permite que estudantes realizem cursos mais intensivos durante o curto período de tempo que ficarão no Canadá. Para solicitar o visto SX-1 é necessário obter a carta de aceitação da escola canadense, conhecida como LOA (Letter of Acceptance), sendo que o tempo médio da emissão é de 15 dias a partir da data de solicitação.

Visto Super Visa para o Canadá

Conhecido como PG-1 (parents and grandparents), este é um visto específico para estadia no Canadá de país e avós de residentes permanentes ou cidadãos canadenses. A validade deste visto é variável e o seu prazo médio é de cerca de 69 dias. O tempo de emissão médio do documento PG-1 é de 15 dias.

Visto Super Visa para o Canadá

Dica para usar seu celular à vontade no Canadá

Poder usar seu celular no Canadá e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 dólares por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Canadá nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Canadá. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Visto para o Canadá quando estiver lá.

Dica para usar seu celular à vontade no Canadá

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Canadá

Agora que você já viu tudo sobre o Visto para o Canadá, uma dica legal para quem vai para o Canadá é que como os pontos turísticos, cidades, parques naturais, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro é uma excelente opção. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Canadá que são próximas, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro no Canadá com dicas incríveis, como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes e tudo sobre o assunto.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Canadá

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Canadá

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Canadá com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações. Comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos e excursões no Canadá, e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e de empresas de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos do Canadá, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados. Você pode mudar para qualquer outra cidade também digitando lá em cima o nome dela. Nós compramos tudo lá e os que mais recomendamos são os Passeios de Ônibus Turístico que tem em todas as cidades, a excursão para a Grouse Montain e a famosa Ponte Capilano (esse é em Vancouver) e a Excursão para as Cataratas do Niagara (para quem for para Toronto). Todos os passeios foram ótimos e a estrutura excelente. Para as excursões, eles te buscam no próprio hotel.

Excursão para as Cataratas do Niágara

Veja outras matérias imperdíveis do Canadá:

Como dirigir no Canadá:Dicas de como dirigir seu carro neste país.
Visto para o Canadá: Saiba como retirar o seu visto para entrar neste país.
Como achar ótimos hotéis bem baratos no Canadá: Dicas para garantir a sua hospedagem com ótimo custo-benefício.

Tags:

Um comentário

  1. Excelente post muito bem escrito eu com certeza voltarei nesse blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *