Montreal

O que fazer em Montreal

Saiba o que fazer em Montreal, com dicas e informações completas dos melhores passeios e atrações para aproveitar ao máximo sua viagem ao Canadá. A cidade de Montreal possui vários lugares turísticos bem legais de se conhecer e passeios imperdíveis para qualquer turista. A lista de o que fazer em Montreal é grande, então é bom se planejar para conhecer bem todos os lugares. Confira quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem por essa cidade.

Região de Old Montreal

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem no Canadá. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para o Canadá.

1) Região de Old Montreal

Chamada em francês de Vieux-Montréal, a região de Old Montreal é a área da cidade que abriga as construções mais antigas do destino, as quais datam o século 17. O legal é ir andando pelas ruas para ver as antigas construções que hoje se tornaram edifícios do governo e comércios de todos os tipos. São várias ruas históricas bem procuradas pelos turistas e a principal delas é a Rue Saint Paul Ouest, que já foi considerada a principal da cidade.

Região de Old Montreal

Assim como citamos acima, Old Montreal guarda prédios importantes da cidade, como é o caso da Prefeitura de Montreal, um edifício construído em 1872 por Henri-Maurice Perrault e Alexander Cowper Hutchinson. Outro local interessante da região é o Marché Bonsecours, um mercado público inaugurado em 1847, que, além de 15 lojas, abriga ótimos bares e restaurantes, sendo perfeito para uma excelente experiência gastronômica.

2) Basílica de Notre Dame em Montreal

Ainda na região da Old Montreal, tem dois lugares bem legais de conhecer e incluir na sua lista de o que fazer em Montreal. Um deles é a Basílica de Notre Dame, que é um dos pontos turísticos mais bonitos do Canadá e um passeio imperdível para qualquer turista. A Basílica foi construída há mais de 300 anos e possui um acervo religioso muito rico em seu interior.

Catedral de Notre Dame em Montreal

Sem dúvidas, o que mais chama atenção na Basílica de Notre Dame é a sua arquitetura, sendo este um projeto do irlandês James O’Donnel. O monumento possui um estilo neogótico e uma beleza única, com vitrais, portas, torres, paredes e janelas belíssimas. Sem dúvidas, um local incrível de Montreal e que impressiona pela sua riqueza.

Endereço: 110, rue Notre-Dame Ouest, Montreal;
Ingressos: $6 (entrada na Basílica) / $26,50 (visitação Aura);
Horário das missas: de segunda a sexta-feira às 7h30 e 12h15 / sábado às 17h / domingo às 8h, 9h30, 11h e 17h.

3) Place d’Armes em Montreal

Bem em frente à Basílica de Notre Dame fica também a Place d’Armes, que é considerada a principal praça da cidade e é legal reservar uma horinha para conhecer o lugar. Uma curiosidade bem bacana é que no centro dessa praça você encontrará uma grande estátua, que corresponde ao Paul de Chomedey, ou Senhor de Maisonneuve, um dos fundadores de Montreal. Outra dica interessante é que muitos turistas buscam fazer um tour guiado pela região de Old Montreal, onde a Place d’Armes é um dos pontos mais importantes desse passeio. Conheça mais sobre a excursão a pé por Old Montreal.

Place d’Armes em Montreal

4) Praça Jacques Cartier em Montreal

Chamada em francês de Place Jacques-Cartier, a Praça Jacques Cartier também é uma opção bem interessante para incluir no seu roteiro de o que fazer em Montreal. A atração faz parte da lista de marcos históricos da cidade, com mais de 150 anos e que se tornou um dos pontos turísticos de Montreal. Uma curiosidade bem interessante é que ela ganhou esse nome em homenagem ao explorador francês Jacques-Cartier, quando o nome da praça e da rua onde ela se encontra foram definidos, na metade do século 19.

Praça Jacques Cartier em Montreal

5) Velho Porto de Montreal

O Velho Porto de Montreal é um dos maiores marcos históricos desse destino. Para você ter uma ideia, já se utilizava o local com objetivo comercial em 1611, quando a troca de produtos era realizada por lá. O Velho Porto de Montreal possui dois quilômetros de extensão, e foi inaugurado de forma oficial em 1830. Esta atração de Montreal recebe cerca de 6 milhões de visitantes anualmente, sendo um local que abriga desde festas de Ano Novo até pista de patinação no inverno.

Velho Porto de Montreal

A região do Velho Porto de Montreal é cercada por restaurantes e lojas, além da roda gigante La Grande Roue de Montréal, um dos maiores pontos turísticos da cidade. Além de uma vista magnifica da cidade, a La Grande Roue de Montréal possui uma estrutura com 42 cabines e 60 metros de comprimento. A roda gigante funciona das 10h às 22h (diariamente), e os ingressos custam $25,87 (adultos) / $22,42 (maiores de 65 anos) / $20,12 (crianças e jovens de 3 a 17 anos) / gratuito para menores de 2 anos.

La Grande Roue de Montréal

6) Parque Mont Royal em Montreal

O Parque Mont Royal se tornou um dos principais pontos turísticos de Montreal por seu tamanho, beleza e por ter sido criado pela mesma pessoa que projetou o Central Park em Nova York. No inverno, tem uma ótima pista de patinação no gelo e dá para fazer Esqui Cross Country, Esquibunda e Snow Shoeing. Um lugar muito bonito que muda de acordo com a estação do ano. Por lá ainda é possível alugar bicicletas, o que é ótimo para conhecer melhor o parque.

Vista panorâmica do Paque Mont Royal em Montreal

O Mont-Royal é um parque muito bonito para passear, correr, praticar esportes e passar um dia apreciando a vista da natureza. Para você ter uma ideia da importância do Parque Mont-Royal, ele é visitado por mais de 5 milhões de pessoas anualmente, principalmente pelo fato de contar com vistas incríveis desse destino. Outro ponto interessante é que o nome do parque vem do nome da cidade de Montreal, que pode ser traduzido para o português como Monte Real.

Endereço: 1260 Remembrance Rd, Montreal;
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira das 6h às 00h / sexta-feira a domingo das 8h às 22h.

7) Parque Jean Drapeau em Montreal

Ainda destacando os melhores parques para você incluir na sua lista de o que fazer em Montreal, nossa dica é o Parc Jean-Drapeau. Este é um lugar único em Montreal, principalmente porque está situado em duas ilhas no Rio Saint-Laurent, a ilha Saint-Hélène e a ilha Notre-Dame, ou seja, no meio de um rio. O parque é gigantesco e dá para curtir um dia inteiro por lá, com diversas atrações, como trilhas, caminhadas, andar de bicicleta e / ou patins ou simplesmente tomar um banho de sol. Entre as atrações no parque, é destaque o Museu Biosphère e o Cassino de Montreal.

Endereço: 1 Circuit Gilles Villeneuve, Montreal;
Horário de funcionamento: diariamente, das 0h às 00h.

Parque Jean Drapeau em Montreal

8) Museu Biosphère em Montreal

Outra dica incrível de o que fazer em Montreal é o Museu Biosphère, situado no interior do Parc Jean-Drapeau, na Ilha de Santa Helena. Além de merecer destaque por ser o único museu de toda América do Norte totalmente dedicado ao tema biosfera, ele é um dos maiores cartões postais de Montreal. Este fato acontece devido à sua arquitetura, uma estrutura de bolha acrílica transparente lindíssima. Se você gosta de museus e, principalmente, assuntos ligados à natureza, a nossa dica é para que não deixe de incluir o Museu Biosphère na sua lista de o que fazer em Montreal.

Endereço: 160 Chemin du Tour de l’isle;
Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h;
Ingressos: $15 (adultos) / $12 (maiores de 65 anos) / $10 (estudantes) / gratuito para menores de 17 anos.

Museu Biosphère em Montreal

9) Jardim Botânico de Montreal

Busca conhecer um lugar único em Montreal? Então, a nossa dica é para que não deixe de incluir o Jardin Botanique de Montréal em sua lista, uma vez que ele é um dos maiores jardins botânicos do mundo. Para você ter uma ideia do tamanho desse local, ele conta com cerca de 750 mil m² e foi fundado em 1931. O Jardin Botanique de Montréal possui 20 jardins temáticos, 10 estufas de exposição e 22 mil espécies de plantas.

Estátua do Jardim Botânico de Montreal

Por outro lado, os maiores destaques dessa atração são as esculturas esculpidas em plantas que ele guarda, sendo a mais famosa delas a estátua de uma mulher, conforme mostra a foto acima. Caso esteja planejando conhecer Montreal no inverno, saiba que a neve pode cobrir todas essas esculturas, então indicamos que organize bem o dia para realizar esse passeio.

Endereço: 4101 Sherbrooke St E, Montreal;
Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira das 9h às 18h / sexta-feira e sábado das 9h às 19h;
Ingressos: $20,50 (adultos) / $10,25 (crianças de 5 a 17 anos) / gratuito para menores de 5 anos.

Jardim Botânico de Montreal

10) Mundo subterrâneo em Montreal

Por ter um clima muito frio durante boa parte do ano, Montreal tem uma incrível vida subterrânea, chamada de Underground City. É a maior rede de passagens subterrâneas do mundo, chamada de RÉSO. É um passeio bem legal de fazer em Montreal, pois são mais de 30 quilômetros de túneis que interligam a parte subterrânea de prédios, lojas, shoppings, centros comerciais e ainda ligam tudo com o metrô.

Interior Réso em Montreal

O local, em si, também é um destino ideal para quem quer fazer compras, pois apresenta mais de 1.500 lojas e 200 restaurantes interligados a cerca de 14 estações do metrô. O RÉSO está localizado no endereço 747 Rue du Square-Victoria #247, em Montreal, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

11) Fazer compras em Montreal

Fazer compras também está na lista de o que fazer de muitos brasileiros. Uma rua que tem diversas lojas legais é a Rue Saint-Catherine, uma das principais de Montreal, que tem comércios de marcas conhecidas, mais baratas e as grandes lojas de departamento. Além de ser uma rua boa para fazer compras, ela tem acesso ao Centre Eaton, que fica na parte subterrânea da cidade e é um dos principais centros comerciais do Canadá. É um bom lugar para fazer compras e lá embaixo tem vários shoppings e centros comerciais cheios de lojas.

Endereço Centre Eaton: 705 Saint-Catherine St W;
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 11h às 19h / domingo das 11 às 17h.

Rue Saint-Catherine em Montreal

12) Bairro Quartier Chinois em Montreal

Para quem gosta da cultura chinesa, o Quartier Chinois é o bairro oriental de Montreal. As origens da região vêm desde 1860, quando imigrantes chineses chegaram em Montreal e se estabeleceram nessa área. Anos depois, mais precisamente no início do século seguinte, o lugar ficou conhecido como Quartier Chinois, que em francês significa bairro chinês. A partir desses imigrantes, foram abertos os primeiros estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes e armazéns, com a predominância das tradições chinesas nesta região de Montreal.

Bairro Quartier Chinois em Montreal

13) Bairro Le Plateau de Mont-Royal

Outro bairro que vale muito a pena conhecer em Montreal é o Le Plateau de Mont-Royal, sendo essa uma região mais underground da cidade. O bairro conta com diversos cafés, ruas bem coloridas e eventos interessantes, além de bares e casas noturnas animadas. Como se não bastasse, o Le Plateau de Mont-Royal ainda guarda parques belíssimos, o que torna a região mais interessante. Esse bairro também é bem famoso por seus tours gastronômicos, sendo este um passeio delicioso e uma experiência única em Montreal.

Bairro Le Plateau em Montreal

14) Oratório de São José em Montreal

O Oratório de São José é outro lugar fantástico para conhecer em Montreal, sendo uma basílica católica que começou a sua história na cidade com o religioso Alfred Bessette, em 1904. A primeira versão construída dessa igreja (1917) tinha capacidade para receber mil pessoas, mas a sua ampliação começou em 1924 e só terminou em 1967, transformando-a nessa construção majestosa que é possível visitarmos atualmente.

Fachada do Oratório de São José em Montreal

Para você ter uma ideia da grandiosidade do Oratório de São José, ele é visitado por mais de dois milhões de pessoas todos os anos. Outra curiosidade bem bacana é que essa igreja possui a segunda maior cúpula do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, que fica no Vaticano. O complexo do Oratório de São José também conta com um museu, que é bem interessante e dá para aproveitar a sua visita e conhecer.

Endereço: 3800 Queen Mary Rd, Montreal;
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h / sábados e domingos das 7h às 20h30;
Ingressos: $4 (adultos) / $2 (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) / $12 (ingressos família – válido para dois adultos e 2 crianças menores de 18 anos)

Interior do Oratório de São José em Montreal

15) Complexo Olímpico e Biodôme em Montreal

O Complexo Olímpico foi construído para as Olimpíadas de 1976. São construções grandiosas e a que mais chama a atenção é a Torre Inclinada do Stade Olympique, que tem uma inclinação de 45°. O legal é subir no topo dessa torre através de um bonde, onde tem um observatório com uma vista linda e de 360° de Montreal.

Complexo Olímpico e Biodôme em Montreal

Outro ponto interessante é que no interior do Complexo Olímpico foi criado o Biodôme, que é uma área fechada que reproduz quatro diferentes ambientes da América, com vegetação de cada local e vida animal também. O lugar é bem bonito e tem vários animais que encantam tanto os adultos quando as crianças.

Endereço: 4141 Pierre-de Coubertin Ave, Montreal;
Horário de funcionamento – Observatório: terça-feira a domingo das 9h às 17h;
Horário tour guiado pelo Complexo Olímpico: terça-feira a domingo às 10h30, 11h30, 13h, 14h30 e 16h;
Ingressos: Há um pacote que se chama DUO package, o qual inclui a visita ao Observatório e mais uma atração de sua escolha, podendo ser o Biodôme, Jardim Botânico ou Planetário Rio Tinto Alcan. O DUO package custa $41,25 (adultos) / $37,25 (maiores de 65 anos) / $31,50 (estudantes) / $20,75 (crianças e jovens entre 5 e 17 anos) / $108,50 (ingresso família para 2 adultos e até 3 crianças).

16) Museu de Belas Artes de Montreal

Chamado em francês de Musée des Beaux-Arts de Montréal, o Museu de Belas Artes de Montreal é um dos melhores complexos culturais da cidade, o qual existe desde 1860. O local abriga exposições fantásticas, do contemporâneo e moderno ao antigo. A quantidade do acervo do Museu de Belas Artes de Montreal supera as 40 mil obras, muitas das quais são temporárias, então é importante ficar atento às novidades. A entrada é cobrada, mas quem quer economizar pode visitar o local no último domingo de cada mês. Porém, é importante chegar cedo para não se deparar com uma fila tão grande.

Endereço: 1380 Sherbrooke St W, Montreal;
Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h;
Ingressos: $24 (adultos) / $16 (jovens entre 21 e 30 anos) / $12 (toda quarta-feira após às 17h) / entrada gratuita para menores de 20 anos.

Museu de Belas Artes de Montreal

17) Place dês Arts em Montreal

O Place dês Arts, localizado na Ste. Catherine, uma das ruas mais agitadas da cidade, é parada obrigatória para os turistas que querem conhecer a vida cultural de Montreal. O Place dês Arts possui uma agenda composta por diversas atrações, como shows, espaços culturais, apresentações de ballet, festivais e grandes espetáculos internacionais de dança, teatro, música e ópera.

Place dês Arts em Montreal

Para você ter uma ideia, a Les Grands Ballets Canadiens de Montréal, que é a principal companhia de balé da cidade está neste complexo. Este é um lugar fantástico para incluir na sua lista de o que fazer em Montreal, principalmente se você gosta de museus e arte contemporânea.

Dica para usar seu celular à vontade no Canadá

Poder usar seu celular em Montreal, no Canadá e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 dólares por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Canadá nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Canadá. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Montreal quando estiver lá.

Canadá

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Canadá

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Montreal, uma dica legal para quem vai para o Canadá é que como os pontos turísticos, cidades, parques naturais, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro é uma excelente opção. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Canadá que são próximas, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro no Canadá com dicas incríveis, como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes e tudo sobre o assunto.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Canadá

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Canadá

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Canadá com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica dos ingressos de passeios e excursões em Montreal

Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações de Montreal e do Canadá. Comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos e excursões no Canadá, e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e de empresas de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos de Montreal, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados. Você pode mudar para qualquer outra cidade também digitando lá em cima o nome dela. Nós compramos o Cruzeiro pelo Rio St. Lawrence (que é lindo), o Ônibus Turístico Hop On Hop Off de 2 dias que é ótimo para conhecer toda a cidade, e os ingressos para o Observatório da Torre de Montreal e o Biodôme, que é um passeio incrível. Todos os passeios foram ótimos e a estrutura excelente.

Dica dos ingressos de passeios e excursões em Montreal

Veja outras matérias imperdíveis de Montreal e do Canadá:

O que fazer em Montreal: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Onde ficar em Montreal: Melhores lugares e regiões para se hospedar.
Compras em Montreal: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *